Amigas que me visitam !!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

- Crumble de Maçã

Hoje o tema é culinária.

No sábado passado fui à Praça
(mercado municipal, onde se vende
verduras, pães, frutas,
peixes e carnes)
Uma espécie de feira em espaço coberto.
Entre outras coisas, além de padarias,
talhos (açougue)
retrosaria (loja de aviamentos),
banca de jornal e revistas,
há também uma Cebeleireira,
tendo aproveitado para cortar o meu cabelo,
pois sendo muito ralo
( em razão das duas oportunidades
que tive que fazer quimioterapia e rádio),
não fica bem quando cresce um bcadinho...
E esperando para ser atendida,
fui vendo umas revistitas...
Ainda que não as compre,
quando aparece uma oportunidade, leio-as...
Refiro-me às revistas de fofocas...
E como nem tudo é fofoca....
E lá achei uma receita
que me chamou a atenção:

Crumble de maçã

E nessa manhã mesmo fiz a receita
e o resultado foi apreciado
por todos que a provaram...
E assim , resolvi que mostraria,
tanto a receita como o resultado...
Façam, pois para além de ser fácil,
é muito gostosa....


A crumble ( ou será O crumble???)


A receita

Crumble de Maçã

1.- Descasque e corte 4 maças em cubos;
polvilhe-as com 80 g de açúcar amarelo
( eu usei o branco mesmo)
e o sumo de meio limão.
Reserve. Ligue o forno a 180 graus C.

2. Misture 120 g de farinha
com 70 g de manteiga
e 50 g de açúcar,
de modo a ficar com uma massa esfarelada.

3. Coloque as maçãs e
50 g de amêndoas picadas
num recipiente untado
e polvilhado com açúcar baunilhado.
Sobreponha-lhes a massa de crumble anterior.
Leve ao forno entre 25 e 30 minutos.
Retire e sirva o doce morno ou frio.


Dica - como as maçãs que tinha em casa eram pequenas,
coloquei ainda uma pera....e ficou muito bom....
Quente é muito boa sobremesa no inverno.
Outra ideia é servi-la quente, com uma bola ou
duas de gelado ( sorvete), de baunilha, por exemplo.

Se alguém fizer a receita, depois me diga se gostaram ou não.
Fica crocante por cima e molinho por baixo....
Não deixem de provar....

4 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Maria Filomena, adoro crumbles, quer sejam de mçã ou de outros frutos.
Acho uma sobremesa deliciosa quando o tempo começa a arrefecer.
Este está com excelente aspeto.
Beijo da Nina

O meu pensamento viaja disse...

Maria Filomena, adoro crumbles, quer sejam de maçã ou de outros frutos.
Acho uma sobremesa deliciosa quando o tempo começa a arrefecer.
Este está com excelente aspeto.
Beijo da Nina

Manuela disse...

Olá Filomena

Adorei a receita, vou experimentar pois é uma altura em que tenho muitas maças, temos de aproveitar a fruta da época.

Manuela

deise PAES disse...

Hummm parece delicioso!
Obrigada pelo carinho!
Beijos!